Acrescentar Níveis aos Jogos de Pista
É possível, e desejável, acrescentar níveis aos jogos de pista. Fazer apenas o jogo, seguindo os sinais e encontrando mensagens que desenvolvem o imaginário são bons, mas se acrescentarmos um ou mais níveis de jogo, adicionamos diversão e competências. Outra vertente que podemos desenvolver é o sistema de patrulhas, ou a divisão de tarefas, dando a cada lobito uma tarefa específica, que tem de cumprir, dando-lhes a sensação que ao cumprirem a sua parte fazem parte da conquista do objectivo.
Exemplos:
- Cores - Dar uma lista de cores e o lobito tem de identificar o que vê pelo caminho com essas cores.
- Parar, ver e ouvir - Em certos locais parar o bando e pedir-lhes que identifiquem tudo o que vêem. Noutro local, podem fazer o mesmo mas para assentarem o que conseguem ouvir.
- Corpo estranho - Se o jogo for na natureza, "esconder" alguns elementos não naturais que têem de ser identificados pelos lobitos. Não esquecer de os retirar após o jogo.
- Busca alfabética - Atribuir a cada lobito uma letra do alfabeto à sorte (tentem não colocar a sorteio letras difíceis, como o X ou o Z), tentem que cada elemento do bando tenha uma letra diferente. O objectivo é encontrar objectos ou elementos naturais que comecem com essa letra. Também pode ser com as iniciais do próprio lobito.
- Cata piolho - Encontrar e fotografar insectos que vêem pelo caminho.
- Desenho à vista - Num ponto particularmente interessante do jogo de pista, pedir-lhes que desenhem o que vêem.
Comentários
Enviar um comentário