Apanhada aeróbica
É um jogo activo que requer movimento constante e poucas explicações. Bom para grupos de qualquer tamanho.
Material: disco voador de plástico, arco de hula, petanca ou semelhante; cronómetro.
Objectivo: manter a posse do objecto de jogo por períodos de 30, 45 ou 60 segundos (dependendo da área de jogo e a idade e habilidade do grupo).
Procedimento: o objecto de jogo é arremessado ao calhas para dentro da área de jogo pelo árbitro. Um jogador apanha-o e pela velocidade, tenacidade e auxílio dos colegas de equipa tenta manter o objecto afastado da equipa adversária.
Se quem tem o objecto é apanhado por duas mãos de um oponente, deve parar de correr e livrar-se do objecto imediatamente. Se é apanhado por um colega, o tempo continua, se não o árbitro grita "muda" e o tempo começa do zero para a outra equipa.
Por cada período de tempo (acordado ao início) completo marca um ponto.
Considerações: penalizar, se necessário, infrações como força excessiva, ou manter objecto demasiado tempo após ser apanhado; limitar a área de jogo, para não acabar longe; é um jogo óptimo para o frio, já que não demora muito para os jogadores aquecerem se for disputado; alguns discos de plástico podem estilhaçar, ter cuidado com os potenciais ferimentos e ter discos de reserva.
Comentários
Enviar um comentário